quinta-feira, 25 de abril de 2013

Konami sonha em voltar à liderança


Produtora aposta pesado em nova tecnologia que pode devolver Pro Evolution Soccer 2014 ao topo de venda entre os jogos de futebol.




     Já faz algum tempo que a série FIFA vende mais que PES. Mas a Konami tem um plano para mudar essa história. O estúdio está apostando na tecnologia Fox Engine, da Kojima Productions, um poderoso motor gráfico que já alimenta Metal Gear Solid V: Phantom Pain.
     Ao descrever a maneira com que a Fox Engine vai melhorar PES, a Konami  gentilmente deu pistas sobre as capacidades do novo XBOX.”Nossa nova engine não está limitada aos próximos anos. Ela está pronta para as plataformas da próxima geração”, explica Naoya Hatsumi, produtor de PES 2014.
     De uma perspectiva puramente futebolística, a Fox Engine é capaz de simular “físicas de centro de massa’’.Basicamente, esse pomposo termo explica o sistema em que o game rastreia os centros de gravidade dos jogadores – os tais centros de massa – e calcula animações naturais instantaneamente, com base na posição e no movimento de seus corpos. Além disso, o tecido das camisas não será mais uma textura pintada ou uma parte sólida do modelo do personagem, mas sim renderizada separadamente do corpo, o que permite que ela seja puxada em uma direção enquanto o jogador vai para outra. As utilizações são óbvias no futebol, mas muitos outros gêneros podem usufruir de tais benefícios.
       Também há uma ferramenta que possibilita reflexos luminosos dinamicamente renderizados tendo a luz do Sol como referência e coisas ainda mais tecnológicas como texturização linear, que deve capturar a cor verdadeira dos objetos, em vez de aproximações disso. No caso de Metal Gear Solid V: Phantom Pain, a engine “usa a iluminação para disfarçar, digamos, um baixo número de polígonos, ao mesmo tempo em que pode também alcançar o hiper-realismo”. Segundo o diretor do estúdio, e lenda da indústria de games, Hideo Kojima.
       O mestre também sugere que a próxima geração vai introduzir “um aspecto social na criação de games, um toma-lá-dá-cá entre usuários e criadores”, o que parece exatamente o tipo de meta-experiência de que ele tanto gosta.




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